12 . 3909-1300 contato@liderserv.com.br

Entenda como funciona o vaso sanitário, conheça sua história e aprenda a fazer a higienização correta

Você é daquelas pessoas curiosas e que gostam de entender o funcionamento de todos os objetos à sua volta? Se for, aproveite muito este artigo. Diariamente utilizamos o vaso sanitário para nossas necessidades físicas, mas sabe como ele funciona?

Apesar do vaso sanitário ser um item comum em nosso dia a dia, são poucas as pessoas que de fato sabem como é seu funcionamento. Como acontece o descarte? De onde vem a água limpa? Nós explicaremos tudo!

De modo geral, o vaso sanitário possui dois componentes básicos e que fazem todo o processo de descarte: o sifão e a descarga de água. O primeiro é um tubo que controla o nível de água, impedindo que transborde ou até mesmo que falte. Já o segundo, faz com que a água e todos os dejetos sejam eliminados pela força da água.

Funcionamento de um vaso sanitário

Geralmente, em apenas uma descarga, há o consumo de 6,8 litros de água. Atualmente, alguns estudiosos buscam formas mais econômicas e é possível encontrar no mercado modelos que gastam menos.

Ao entender melhor as peças que compõem um vaso sanitário ficará mais simples de compreender o sistema completo. Veja em seis tópicos como se dá todo o processo de descarte dos dejetos.

  1. Já sabemos que o sifão é o componente principal de um vaso sanitário e é ele que inicia todo o processo. É esta peça que faz com que a água no vaso fique em um nível constante. Por exemplo, se você urinar, a água irá subir até a curva do tubo e escorrerá para o esgoto.
  2. Ao apertar o botão da descarga é acionado um sistema de alavancas que puxa um tampão localizado no fundo da caixa de água da privada. Ao abrir o buraco, toda a água escorre em direção ao vaso, com velocidade máxima.
  3. Toda a água liberada no processo acima desce por um cano circular, visto a própria cerâmica do vaso. O cano é todo furadinho, fazendo com que a água seja despejada por toda a parte interna do vaso sanitário, proporcionando uma limpeza completa e regular.
  4. A força da água descendo pelo vaso sanitário cia um redemoinho, fazendo com que toda a sujeira existente seja escoada encanamento abaixo. Infelizmente, para que isso aconteça, são gastos pelo menos 6,8 litros por cada descarga.
  5. A água e excrementos descem em direção ao sifão e devido à força do jato de água. A água flui rapidamente pelo sifão, levando todos os detritos embora.
  6. Por fim, a água voltará a ficar na mesma altura que o vaso e o sifão, mantendo o nível de água constante. Após a descarga, a caixa da água começa a encher-se novamente, até atingir a alavanca presa em uma boia, que interrompe o enchimento ao estar completa.

Vale ressaltar que todo o processo de funcionamento de um vaso sanitário listado acima é dos modelos mais comuns e habituais em uma residência. Há alguns super modernos e automáticos, que seguem os procedimentos básicos, com alguns toques de inovação.

Problemas com Entupimento? A Líder Resolve!

A Líder Desentupidora é uma empresa de quase 30 anos de mercado especializada em serviços emergenciais como desentupimento, limpeza de fossa ou Hidrojateamento. A Líder resolve seu problema com uma equipe especializada para atendimento 24 horas!

Fale conosco: 12 3909-1300
Plantão 24 horas: 12 99715-9259 (WhatsApp)